Primavera no Sertão: a moda solidária de Martha Medeiros
Poucos nomes da moda brasileira chamam tanto a minha atenção quanto Martha Medeiros. Não estamos falando da escritora gaúcha, que também adoro. Estamos falando da Martha lá do Sertão.
“Marina, eu quero ir pra Porto Alegre vender para as gaúchas, Marina! Só preciso de um encontro e de um provador!“, me disse Martha no Veste Rio, com seu sotaque nordestino lindo e marcante, no mês passado.
E ela sabe que vende tudo que faz.
Martha Medeiros é uma estilista apaixonada que fez da renda feita à mão, sua matéria-prima primordial. Desenvolveu e lapidou seu processo de criação através dos anos, desde a infância em Alagoas, nos anos 60, quando aprendeu a técnica com a sua avó, uma rendeira de mão cheia.
Dona de um ouriçado espírito empreendedor, tem faro para os negócios e talento para lidar com o público. Logo que lançou sua marca, em 2004, ficou famosa não só pelas roupas, mas pelo espírito leve, encantador e irreverente.
Neste momento, a estilista alagoana está em Los Angeles lançando a primeira loja da sua label na Califórnia, reunindo celebridades do mundo todo e comemorando como poucos. Mas eu só consigo pensar no tal projeto Primavera no Sertão – que achei de uma lindeza e #chiquereza só!
Você sabia que algumas mulheres nunca receberam flores? E que muitas delas nem mesmo viram uma de perto? Essa é a realidade das mulheres rendeiras do Nordeste, que não possuem água nem para as necessidades mais básicas. Para chamar atenção para esse problema, Martha lançou uma campanha em parceria com a Perrier-Jouët: a estilista quer levar água para um dos lugares mais áridos do país e essa ajuda depende de nós.
Sabe por quê?
Cada post no Instagram com hashtag #PrimaveraNoSertao será transformado em um lindo buquê e aumenta em R$1,00 a contribuição de Perrier-Jouët para o projeto de escavação de poços artesianos de 150m de profundidade. Os poços levarão água potável para a região, mudando definitivamente a vida das famílias que vivem ali.
Ajudar não custa nada (só um postzinho no Instagram, vai?) e você ainda pode concorrer a prêmios no site da campanha.
Eu já postei muitas vezes. Vem comigo?